Imaculado acolhe núcleo regional da Associação Portuguesa de Fibromialgia

26-NOV-2023

Imaculado acolhe núcleo regional da Associação Portuguesa de Fibromialgia


A Madeira dispõe, a partir de agora, de um Núcleo da Associação Portuguesa de Fibromialgia, destinado a apoiar a comunidade diagnosticada com esta síndrome, bem como os seus familiares.


O núcleo foi instalado, este sábado, no Espaço Geração Imaculado, novo local de dinamização sociocultural da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, entidade parceira deste grupo de apoio.


Na abertura do evento que lançou o novo núcleo, o presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, explicou que "o sonho da Iolanda e a visão que temos para a freguesia levou-nos a impulsionar este projeto".


A Madeira é o sétimo núcleo no país da Associação Portuguesa de Fibromialgia, que se fez representar nesta apresentação pela sócia fundadora e Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Eva Macedo.


Reconhecida como Associação de Defesa dos Utentes da Saúde pelo Ministério da Saúde, a Associação foi fundada em 2016, com o propósito de "apoiar os doentes e familiares e lutar contra a descriminação e invalidação da doença", conforme referiu Eva Macedo.


O núcleo regional da Associação Portuguesa de Fibromialgia será coordenado por Iolanda Novita, moradora no Imaculado Coração de Maria, diagnosticada em 2011 e que vem mantendo contacto regular com a Associação há vários anos.


Durante a apresentação, Iolanda Novita fez questão de "agradecer ao executivo da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria", bem como à Associação Portuguesa de Fibromialgia.


A abertura deste novo grupo de apoio foi assinalada com a realização de duas palestras subordinadas ao tema "Nutrir a Mente e o Corpo", que contou com intervenções da psicóloga Silvana Spínola e da nutricionista Andreia Castro.


A perspectiva da fibromialgia no contexto da nutrição e da psicologia trouxe importantes reflexões para todos os presentes, que se mostraram muito interessados e participativos, colocando várias questões a cada uma das palestrantes.


No final do evento, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria proporcionou um convívio entre todos os presentes , onde não faltou um bolo alusivo à apresentação deste novo núcleo.

  • Partilhar