Imaculado e Presença Feminina propõem combate sem tréguas à violência doméstica contra as mulheres

27-NOV-2023

Imaculado e Presença Feminina propõem combate sem tréguas à violência doméstica contra as mulheres


O Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres foi assinalado, nesta manhã de segunda-feira, no Espaço Geração Imaculado, um lugar de dinamização sociocultural da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria.


A iniciativa resultou de uma parceria entre a Associação Presença Feminina e a Junta, envolveu os alunos do curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) do Imaculado, e teve como objetivo alertar e condenar a violência contra as mulheres.


Na abertura do evento, o presidente Pedro Araújo teceu rasgados elogios ao trabalho da Associação Presença Feminina, com quem "a Junta vai criar, a partir de janeiro, um Gabinete de Apoio à Vítima de Violência Doméstica, mais uma importante resposta na freguesia".


De seguida, a presidente da Associação Presença Feminina, Helena Pestana, enalteceu "o reforço de meios no combate a este flagelo" e destacou "a abertura da Junta de Freguesia do Imaculado para abraçar esta causa, num verdadeiro exemplo".


Por seu turno, Silvana Freitas, psicóloga da Presença Feminina, destacou que "esta não é uma data para comemorar mas sim para lamentar e que, não obstante algum progresso, inclusive legislativo, esta é uma luta que não pode parar e tem que envolver toda a sociedade".


Estava assim dado o mote para o momento seguinte do evento, com a apresentação da campanha ON/OFF, através de vários trabalhos de sensibilização executados pelos alunos do curso EFA do Imaculado.


Foram igualmente apresentados trabalhos realizados no âmbito do projeto Erasmus Awareness, sob o tema "Aumentar as capacidades e a resiliência das mulheres, melhorar a capacidade de voluntários para os apoiar".


A campanha ON/OFF significa ON para o amor, os afetos, o carinho e o respeito, e OFF para todo o tipo de violência contra as mulheres, que continuam a representar 90% das vítimas de violência doméstica, com 25 mortes registadas em Portugal só este ano.


A última parte do evento foi dedicada a aprofundar o projeto Erasmus Awareness, que envolveu trocas de experiências com Itália e França, centrando a sua intervenção não só nos desafios que as mulheres enfrentam per si, mas também nas questões socioculturais associadas.


Presente no evento esteve também Marco Melo, mediador do curso EFA no Imaculado, um projeto da Escola Eduardo Brazão de Castro, que manifestou também a abertura da escola para trabalhar com outras entidades ao nível da sensibilização.


Na conclusão do evento, o presidente da Junta, Pedro Araújo, alertou "que é preciso uma fasquia alta, que mobilize fortemente toda a sociedade, num trabalho em rede e em parceria, que só pare quando não houver um único caso de violência doméstica".


O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres assinalou-se oficialmente em todo o mundo este sábado, dia 25 de novembro, uma data fixada no calendário desde 1999 pela Organização das Nações Unidas.

  • Partilhar