Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria

Bolsa de Voluntariado

A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria criou a sua Bolsa de Voluntariado, promovendo diversos projetos nos quais cada cidadão pode ter uma participação ativa, contribuindo deste modo com o seu tempo disponível para melhorar a nossa comunidade.




PROJETOS


CASA AMIGA SÉNIOR - Entrega de refeições prontas ao domício

O voluntário procede ao levantamento das refeições na sede da Junta de Freguesia pelas 12h30 e distribui pelo domicílio dos agregados familiares apoiados por este projeto, sendo necessário o voluntário ter viatura e respetiva habilitação para conduzir ou então acompanhar outro voluntário que reúna as condições anteriormente indicadas.

O projeto funciona de segunda a sexta-feira, excepto feriados. 


ESTUDANTE IMACULADO - Apoio ao jovem estudante

Neste projeto, o voluntário, com experiência profissional na área do ensino, dará apoio na sua área de formação a estudantes residentes na freguesia, sendo elegíveis para este projeto todos os estudantes que beneficiem de qualquer escalão de abono social.

O projeto funcionará de segunda a sexta-feira, no Espaço Geração Imaculado, em horário a definir.


NETOS DO CORAÇÃO - Visitas ao domicílio

Projeto destinado a jovens voluntários, entre os 14 e os 30 anos, com disponibilidade para efetuar visitas ao domicílio, de forma a quebrar o isolamento social da população sénior residente na freguesia, sobretudo aquela que evidencia maiores dificuldades de mobilidade, prestando assim apoio em pequenas tarefas e realizando atividades que promovam a confraternização e a interação intergeracional.


PROTEÇÃO CIVIL - Unidade Local

Os voluntários desta Unidade serão agentes ativos na prevenção e mitigação de situações de risco no seu sítio e, se em número suficiente e dotados de meios de comunicação adequados, poderão reportar as necessidades de intervenção urgente ou, em alguns casos, ajudar a resolver a situação com recurso a gestos simples, eventualmente coordenando a ajuda popular.


SOS ANIMAIS - Protecção, saúde e bem-estar animal

Os voluntários, devidamente coordenados pela Junta ou por alguém por esta designado, colaborarão na identificação do número de colónias por sítio, na quantificação dos animais por colónia, distiguindo machos e fêmeas, identificando os seus cuidadores, colaborando ainda na captura de animais para esterilização ou castração, num projeto que visa contribuir para o controlo da reprodução de animais errantes e pertencentes a donos em situação de fragilidade económica.


O MEU JARDIM - Manutenção do jardim do seu sítio

Os voluntários, sob a orientação da Junta de Freguesia ou de alguém designado por esta, e de acordo com as indicações que a Junta recebe da Divisão de Espaços Verdes da Câmara Municipal do Funchal, poderão ficar responsáveis por canteiros ou áreas verdes próximas da sua zona de residência.


REPARAR NO IMACULADO - Pequenas reparações

Os voluntários, devidamente comprovada a sua aptidão para determinados trabalhos manuais, têm como objetivo valorizar e reparar objectos para que, em vez de serem deitados fora, sejam convertidos em novos objectos úteis.


DIAGNÓSTICO SOCIAL - Recolha e tratamento de dados

No âmbito da elaboração do Diagnóstico Social da freguesia, iniciativa da Comissão Social, os voluntários podem colaborar no trabalho de recolha e tratamento de dados, devidamente coordenados pela equipa responsável por este projeto.


Em alternativa, os voluntários ou as entidades parceiras poderão submeter à apreciação da Junta os seus próprios projetos de voluntariado.


Os voluntários beneficiarão de um conjunto de direitos consagrados na lei, bem como no Regulamento de Voluntariado do Imaculado Coração de Maria, aprovado em Assembleia de Freguesia, nomeadamente:

  • Ter acesso a programas de formação, tendo em vista o aperfeiçoamento do seu trabalho voluntário;
  • Dispor de um cartão de identificação de voluntário;
  • Dispor dos meios necessários para a realização do trabalho voluntário;
  • Beneficiar do seguro legal obrigatório;
  • Ser tratado com respeito e consideração;
  • Ser reconhecido e valorizado no seu contributo;
  • Exercer a sua atividade dentro da sua disponibilidade;
  • Exercer o seu trabalho voluntário em condições de higiene e segurança;
  • Estabelecer com a Junta de Freguesia o compromisso de voluntariado que regula as suas relações mútuas e o conteúdo, natureza e duração da atividade voluntária a realizar;
  • Apresentar sugestões para ações a desenvolver;
  • Apresentar reclamações sobre situações vivenciadas na sua atividade;
  • Ter prioridade na participação em iniciativas promovidas pela Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, mediante inscrição ou candidatura.

Os voluntários admitidos pela Junta de Freguesia deverão igualmente conhecer os seus deveres, igualmente previstos na lei e no referido regulamento. 





  • Partilhar 

© 2024 Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia