Jacaranda mimosifolia, de seu nome científico, ou simplesmente Jacarandá, é uma árvore nativa no noroeste da Argentina, Paraguai e Bolívia, onde habita regiões com marcadas diferenças de chuva ao longo do ano, beneficiando de um inverno mais seco e brilhante, mas apreciando boa irrigação no verão.
Apesar de estar ameaçada no seu habitat de origem, é amplamente cultivada pelo mundo e a Madeira não é exceção.
Menos comum em residências privadas do que em arruamentos e avenidas, as suas inflorescências fartas, cheias de flores roxas, duradouras e, quando isolada e com maior exposição solar possível, torna quase impossível ver algo além do roxo.
Deve ser plantada na bordadura externa do jardim, ou de forma a não ficar tapada por outras árvores, pois assim restringe-se o crescimento, que pode chegar aos vinte metros.
A poda de formação, em fase inicial de crescimento, pode ser feita, eliminando estruturas em V (fisga), mas qualquer corte quando adulto, exceptuando a retirada de galhos secos e ocos com maior percentagem de cavidade, é totalmente desnecessário e incorre em perigos de desequilíbrio.
Este espécime, com vista privilegiada para a baía e para a cidade, adorna esta residência há já vários anos, sendo que as suas flores, muitas vezes apanhadas do chão, criam um belíssimo tapete roxo.