Universidade Sénior destaca Direitos das Crianças

20-NOV-2023

Universidade Sénior destaca Direitos das Crianças


A Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria está a assinalar, no início desta tarde de segunda-feira, o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, que se comemora anualmente no dia 20 de novembro.


Para esse efeito, foi convidada a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, através da sua presidente, Ana Nunes, e da secretária, Lina Gomes, a abordar os Direitos das Crianças e a forma como a CPCJ os promove.


A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança resulta de ter sido a 20 de novembro de 1959 que se proclamou mundialmente a Declaração dos Direitos das Crianças e a 20 de novembro de 1989 que se adotou a Convenção sobre os Direitos da Criança.


A propósito desta temática, o presidente Pedro Araújo destacou "as medidas locais de apoio à família", salientando que "os direitos das crianças estão associados à garantia dos direitos civis, económicos, sociais e culturais das famílias".


Já a CPCJ, conforme destacaram os seus dirigentes, define-se como uma instituição oficial não judiciária, com autonomia funcional, com a missão de prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento das crianças.


Recorde-se que, todas as semanas, a Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria escolhe um tema de fundo, para ser abordado por diferentes convidados à segunda-feira, na Escola da APEL, naquela que é uma das muitas atividades semanais.

  • Partilhar