Imaculado renova programa de apoio alimentar
06-JAN-2024
Os processos do programa de apoio alimentar da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria às famílias mais carenciadas estão em fase de revisão durante o mês de janeiro, em conformidade com o previsto no regulamento.
Recorde-se que este é um programa anual, através do qual são entregues, todos os meses, vales de compras às famílias que podem ser utilizados nos estabelecimentos comerciais da freguesia, numa iniciativa que dinamiza também o comércio local.
Desta feita, o processo de revisão não interrompeu a atribuição do apoio em janeiro, que já foi distribuído aos beneficiários, de forma a aliviar as habituais dificuldades sentidas pelas famílias no início do ano, agravadas pela atualização dos preços da maioria dos bens.
Para este ano de 2024, o executivo presidido por Pedro Araújo continua a atribuir ao coeficiente de ponderação o valor mais elevado, de forma a que este programa de apoio alimentar permaneça acessível a um maior número de famílias.
A revisão dos processos do programa de apoio alimentar, cujos novos pedidos podem ocorrer em qualquer momento do ano, é efetuada com a entrega dos mesmos documentos necessários para a instrução do pedido inicial, à excepção do formulário de candidatura.
De referir que a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria foi pioneira na atribuição do apoio alimentar em senhas, um programa implementado ainda na gestão do então presidente de Junta, Simplício Pestana.
A partir do ano passado, este apoio alimentar passou a ser complementado com o programa Casa Amiga Sénior, uma medida inovadora em parceria com o CASA - Centro de Apoio ao Sem Abrigo, através do qual são entregues diariamente refeições confecionadas.
Este novo programa dirige-se, em especial, à população mais idosa, quando a condição física e financeira são propícias a alguma dificuldade na preparação dos alimentos, resultando muitas vezes em situações de privação ou a hábitos menos saudáveis.