Feira da Mulher foi um sucesso
09-MAR-2023
A Feira da Mulher, evento promovido, esta quarta-feira, pela Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, com o apoio de vários parceiros, foi um sucesso, mobilizando imensa gente ao Jardim de Santa Luzia.
A sessão de abertura contou com a presença da Secretária Regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, e ficou marcada pela oferta de flores do presidente Pedro Araújo às entidades convidadas e à organização do evento.
O programa de atividades começou com uma oficina de culinária por Iolanda Novita, formadora da Universidade Sénior, que apresentou sugestões criativas e saborosas para uma culinária mais saudável.
Seguiu-se a conferência "Amor na Relação", com as psicólogas Teresa Carvalho e Silvana Freitas, em conjunto com a agente Elda Fernandes, da PSP, a abordarem o tema para um público jovem e interessado, composto por alunos da Escola Bartolomeu Perestrelo.
A Associação Exemplos Sábios levou a Dança Sénior à Feira da Mulher, através de um grupo de utentes da Garouta do Calhau, enquanto Albertina Teixeira liderou uma aula de ioga no relvado do jardim.
A Feira da Mulher contou também com workshops nas áreas dos arranjos florais e das pregadeiras de palha de milho, atividade apoiada pela Direção de Serviços da Ruralidade, bem como de maquilhagem, esta última a cargo de Catarina Melim.
Já no final da tarde, e após o partir de um bolo alusivo ao evento, a Liga Portuguesa Contra o Cancro falou dos cuidados de saúde para a mulher, deixando diversas recomendações e alertas a todos os presentes.
Seguiu-se a mesa-redonda subordinada ao tema "As mulheres na história e na cultura", moderado por Alexandrina Alves e que contou com os especiais contributos de Fátima Spínola, Ana Paula Almeida e Joana Martins.
Às 18 horas, e com o Jardim de Santa Luzia cada vez mais bem composto, iniciou-se o Desfile de Moda, com a participação de Gês Bordados, Cristina Baptista, Koia, Sara Gomes e D/Backyard.
A noite começou com um showcooking de A Biqueira, que levou à Feira da Mulher uma das suas tradicionais receitas, arroz de couve com feijão, que mereceu a aprovação de todos, rendidos também à boa disposição da convidada.
Enquanto uns degustavam arroz de couve com feijão, outros dedicavam-se à atividade física, com uma aula de ginástica dinamizada por Isabel Schmidt ou com as danças circulares e tradicionais da Madeira, coordenadas por Isabel Macedo Pinto.
No final da noite, houve ainda tempo para a animação musical, com a música, a dança e a coreografia da Tuna d'Elas, seguindo-se depois uma belíssima atuação da artista e cantora Sandra Rodriguez, que encerrou com chave de ouro este evento.
Ao longo do dia, estiveram em funcionamento quinze stands, com destaque para a presença do Hospital Particular da Madeira, Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, Bioforma, Alberto Oculista, DECO e Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Alguns dos stands foram dedicados à gastronomia, ao artesanato e à bijutaria, havendo também um stand partilhado pelas entidades ligadas à Rede Regional Contra a Violência Doméstica.
Outro dos elementos importantes desta Feira da Mulher foi a exposição "Mulheres que mudaram a história", que esteve patente ao público durante todo o dia, à entrada do Jardim de Santa Luzia.