Cantar dos Reis em destaque no Madeira Viva com Pedro Araújo
03-JAN-2026
O presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, foi ontem convidado do programa Madeira Viva, onde participou numa conversa dedicada à valorização das tradições locais e ao papel destas iniciativas na vida comunitária da freguesia.
Na ocasião, o autarca abordou a componente cultural, religiosa e social do Cantar dos Reis, iniciativa que se realiza amanhã (domingo) pelo quarto ano consecutivo e que, segundo explicou, se tem afirmado como um momento central do calendário festivo local.
Pedro Araújo destacou a opção de associar a vertente cultural à dimensão religiosa da Epifania do Senhor, relembrando que a iniciativa inicia-se às 9 horas com a celebração litúrgica, prolongando-se depois com a partilha do bolo-rei, cantares tradicionais e uma peça teatral.
O presidente sublinhou que “a música tradicional e a partilha comunitária são essenciais para manter vivas as tradições”, acrescentando que a participação de diferentes grupos e gerações reforça a ligação entre a Junta de Freguesia, a Paróquia e a população residente.
O autarca detalhou o programa, salientando a participação do Grupo de Folclore MonteVerde, da Casa do Povo local, da Universidade Sénior e de elementos da própria comunidade, frisando que “este é um grupo aberto e inclusivo”, ao qual todos se podem associar.
No decorrer da conversa, foi também comunicada em primeira mão uma alteração ao programa inicialmente previsto, com o adiamento da vertente porta a porta para o domingo seguinte, dia 11, no mesmo horário, devido às previsões de chuva persistente na parte da tarde.
O presidente contextualizou ainda outras iniciativas culturais promovidas pela Junta, sublinhando que estes momentos “têm contribuído para reforçar a coesão social”, além de ajudarem a atrair mais pessoas à freguesia e a projetar o Imaculado como um território ativo e central do Funchal.