Assembleia Municipal reforça identidade e orgulho no Imaculado
26-JUN-2025
                                                                                                                            A abertura da sessão descentralizada da Assembleia Municipal do Funchal, que ontem decorreu no ginásio da Escola Bartolomeu Perestrelo, no Imaculado Coração de Maria, ficou marcada pela intervenção do presidente da Junta de Freguesia, Pedro Araújo.
O autarca saudou com gratidão a realização deste momento democrático na freguesia, que encerrou o ciclo de sessões descentralizadas promovido ao longo do mandato pela Assembleia Municipal do Funchal, enaltecendo a ação do seu presidente, José Luís Nunes.
Pedro Araújo destacou a importância da descentralização, não apenas pela aproximação entre eleitos e eleitores, mas também pelas competências e recursos que a Câmara Municipal do Funchal atribuiu às Juntas de Freguesia, fortalecendo a sua ação direta junto da população.
Sublinhando o simbolismo de acolher esta sessão numa escola, o presidente da Junta aproveitou a ocasião para destacar a cumplicidade entre a Junta e a Escola Bartolomeu Perestrelo, realçando projetos comuns, como a Assembleia de Freguesia Jovem.
Araújo recordou ainda algumas das recentes iniciativas da Junta neste espaço educativo, como a realização do festival "Santos Populares no Imaculado", afirmando que a escola é "um centro de vida e cultura", além da sua função essencial no ensino e na formação cívica.
A intervenção foi ainda marcada por um sentimento de orgulho pela freguesia que representa, destacando patrimónios locais como a Igreja Paroquial, o Jardim de Santa Luzia, a Quinta do Poço, o Centro de Inclusão Social, a Universidade Sénior, a Escola da APEL, entre outros.
Já no final do seu discurso, Pedro Araújo fez um balanço positivo do mandato, confessando "o sentimento de dever cumprido", sem deixar de expressar a sua vontade de "continuar a sonhar e a trabalhar por uma freguesia cada vez mais viva, solidária e orgulhosa da sua identidade".