Imaculado quer inventariar e divulgar o seu património arbóreo
21-MAR-2023
A Junta do Imaculado Coração de Maria, no âmbito da intervenção do grupo de trabalho "Ambiente e sustentabilidade" da Comissão Social, pretende inventariar e divulgar o património arbóreo existente na freguesia.
A ideia é destacar exemplares isolados ou conjuntos arbóreos de interesse paisagístico e ornamental existentes no Imaculado que, pela sua representatividade, raridade, porte, idade, historial, significado cultural ou enquadramento paisagístico, sejam considerados relevantes.
Para o efeito, a Junta de Freguesia fará usos dos canais digitais da Junta, onde serão divulgadas fotografias e informações, que serão depois reproduzidas no site, que terá um separador destinado às árvores da freguesia.
Este trabalho de inventariação pretende ser interativo, envolvendo os moradores na concretização deste propósito, solicitando aos mesmos que enviem fotografias e informações das suas árvores particulares.
Este inventário será complementado com o levantamento das principais árvores existentes no espaço público, num trabalho articulado com o município, que já está a ser desenvolvido pelo departamento responsável.
No futuro, a Junta pretende culminar este inventário com a realização de uma exposição alusiva a todo o arvoredo existente da freguesia, dando assim destaque a este seu importante património natural.
Com esta iniciativa, lançada precisamente no Dia Mundial da Árvore, a Junta de Freguesia pretende não apenas contribuir para a sua valorização e divulgação, mas também estimular a um maior envolvimento da sociedade na sua inventariação e proteção.