Sistema telefónico diário quer reforçar segurança dos idosos
12-AGO-2024
Na sequência do acidente ocorrido ontem, que envolveu uma moradora de 90 anos, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria está empenhada em criar um sistema de check-in telefónico diário.
O sistema pretende contar com a participação de voluntários ou vizinhos, cuja tarefa será ligar diariamente para idosos que vivem sozinhos, assegurando-se de que estão bem e prevenindo situações de risco.
A iniciativa prontamente idealizada pelo executivo presidido por Pedro Araújo após o acidente de ontem visa garantir o bem-estar dos idosos em situação de isolamento, oferecendo-lhes um suporte contínuo e uma maior sensação de apoio e segurança.
A Junta já está a desenvolver um protocolo específico para a implementação deste sistema, que incluirá orientações claras sobre o horário das ligações, procedimentos em caso de ausência de resposta e ações a tomar em situações de emergência.
O referido protocolo será submetido, ainda esta semana, a um parecer do Serviço Regional de Protecção Civil, esperando também contar com os contributos de alguns dos seus parceiros sociais.
O objetivo desta medida é facilitar a gestão das necessidades dos idosos e garantir uma intervenção rápida em caso de necessidade, fortalecendo a rede de apoio à população mais vulnerável da freguesia.
Este novo serviço integra-se nos esforços contínuos da Junta para promover a segurança e o bem-estar dos seus residentes, especialmente daqueles que se encontram em situações de maior vulnerabilidade.
A Junta pretende também reforçar a informação relativamente aos idosos que vivem sozinhos ou em situação de vulnerabilidade, incentivando os próprios ou os seus familiares a declararem voluntariamente a sua situação à Junta, através dos serviços administrativos.