Tributo 50 anos Eugénia Maria
Data: 01-FEV-2025
Horário: 18:00h - 19:30h
No próximo dia 1 de fevereiro, sábado, pelas 18 horas, o Salão Paroquial do Imaculado Coração de Maria será palco de um tributo emocionante aos 50 anos de carreira da fadista Eugénia Maria, "a voz e a alma que ecoa o coração do fado".
Organizado pela Associação de Fado da Madeira, com o apoio da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, o evento celebra uma das maiores intérpretes deste género musical com um espetáculo que reunirá nomes de destaque do panorama regional e nacional.
Para além de Eugénia Maria, a noite contará com a participação de vários fadistas regionais de renome e convidados especiais, incluindo Fernando João, uma lenda viva do fado do Porto, que, no ano passado, comemorou 55 anos de carreira.
O evento é mais uma prova da vitalidade do Salão Paroquial do Imaculado Coração de Maria, que, com o apoio da Junta de Freguesia local, tem vindo a afirmar-se como um importante espaço de dinamização cultural da freguesia.
Esta aposta na valorização da cultura é uma marca do atual executivo liderado por Pedro Araújo, que tem atraído para a freguesia alguns eventos de referência, como o Funchal Folk, o evento Melodias dos Açores e o Concurso Miss Madeira, entre outros.
A entrada para esta grande noite de fado é livre, sendo que a Junta do Imaculado convida todos os amantes de fado e da cultura portuguesa a juntarem-se a esta homenagem à icónica Eugénia Maria, que celebra meio século de carreira.
No início da década de 1980 gravou um LP intitulado Madeira Linda, acompanhada por António Chainho e José Maria Nóbrega, dois dos melhores músicos portugueses desta área musical. Editou ainda as cassetes Perdão à Minha Mãe, em 1986 e Nostalgia do Amor, em 1998.
Atuou em espetáculos na Madeira e em Lisboa com Carlos do Carmo, Alexandra, Simone de Oliveira, Cidália Moreira, Maria da Fé, entre outros. E participou no espetáculo Mulher em Foco, no qual representou a Madeira e cantou na homenagem ao cantor Max.
Eugénia Maria gravou também atuações ao vivo para a televisão alemã e espanhola.
Alguns dos temas que Eugénia Maria canta são originais, como por exemplo Nostalgia do Amor-Paixão Ardente, Madeira é Linda e Cantarei Madeira.
