Tributo 50 anos Eugénia Maria

Data: 01-FEV-2025

Horário: 18:00h - 19:30h

 

No próximo dia 1 de fevereiro, sábado, pelas 18 horas, o Salão Paroquial do Imaculado Coração de Maria será palco de um tributo emocionante aos 50 anos de carreira da fadista Eugénia Maria, "a voz e a alma que ecoa o coração do fado".

Organizado pela Associação de Fado da Madeira, com o apoio da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, o evento celebra uma das maiores intérpretes deste género musical com um espetáculo que reunirá nomes de destaque do panorama regional e nacional.

Para além de Eugénia Maria, a noite contará com a participação de vários fadistas regionais de renome e convidados especiais, incluindo Fernando João, uma lenda viva do fado do Porto, que, no ano passado, comemorou 55 anos de carreira.

O evento é mais uma prova da vitalidade do Salão Paroquial do Imaculado Coração de Maria, que, com o apoio da Junta de Freguesia local, tem vindo a afirmar-se como um importante espaço de dinamização cultural da freguesia.

Esta aposta na valorização da cultura é uma marca do atual executivo liderado por Pedro Araújo, que tem atraído para a freguesia alguns eventos de referência, como o Funchal Folk, o evento Melodias dos Açores e o Concurso Miss Madeira, entre outros.

A entrada para esta grande noite de fado é livre, sendo que a Junta do Imaculado convida todos os amantes de fado e da cultura portuguesa a juntarem-se a esta homenagem à icónica Eugénia Maria, que celebra meio século de carreira.


Esta iniciativa conta também com o apoio das Juntas de Santo António e Santa Maria Maior, com um alinhamento que promete oferecer ao público uma experiência única, através de interpretações que exaltam a essência do fado em toda a sua profundidade e emoção.


Sobre EUGÉNIA MARIA

Eugénia Maria nasceu no Funchal em 1951. Começou a cantar profissionalmente aos 23 anos na casa de Fado Lagar. Seguiram-se os espaços Romana, Casa Portuguesa, Hotel Sheraton, Reid’s Hotel, Casino da Madeira, entre outros hotéis madeirenses.

No início da década de 1980 gravou um LP intitulado Madeira Linda, acompanhada por António Chainho e José Maria Nóbrega, dois dos melhores músicos portugueses desta área musical. Editou ainda as cassetes Perdão à Minha Mãe, em 1986 e Nostalgia do Amor, em 1998.

Atuou em espetáculos na Madeira e em Lisboa com Carlos do Carmo, Alexandra, Simone de Oliveira, Cidália Moreira, Maria da Fé, entre outros. E participou no espetáculo Mulher em Foco, no qual representou a Madeira e cantou na homenagem ao cantor Max.

Eugénia Maria gravou também atuações ao vivo para a televisão alemã e espanhola.

Alguns dos temas que Eugénia Maria canta são originais, como por exemplo Nostalgia do Amor-Paixão Ardente, Madeira é Linda e Cantarei Madeira.

(IN cantinhodamadeira.pt)


  • Partilhar 
  • Adicionar à sua agenda