Junta apoia contributo da Aura na preservação da nossa memória coletiva
12-OUT-2023
A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria celebrou, na tarde desta quarta-feira, um protocolo de cooperação com a Associação Aura, entidade que se dedica, entre outros, à preservação da cultura tradicional e da identidade musical regional.
O acordo foi formalizado nas instalações da Associação Aura, na sequência de uma visita liderada pelo presidente da Junta, Pedro Araújo, que se fez acompanhar pelo secretário do executivo, Emanuel Vieira.
Na circunstância, foram recebidos pelo presidente da Associação, Luís Filipe França, bem como pela dirigente Isabel Araújo Andrade, que apresentaram alguns dos projetos que a entidade tem vindo a desenvolver.
A Associação Aura foi constituída a 31 de julho de 2008 e foi oficialmente apresentada no dia 31 de outubro de 2009, nascendo como forma de homenagear a mãe do sócio-fundador e atual presidente, Luís Filipe França, desde sempre reconhecida pelo seu altruísmo.
Ao longo destes catorze anos, tem desenvolvido projetos na área social, desportiva, cultural e educativa, sendo que esta é a primeira vez que a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria apoia a sua actividade.
O apoio da Freguesia destina-se, por um lado, ao trabalho desenvolvido na construção de instrumentos tradicionais madeirenses, mas inclui também o projeto “Nós Somos”, que aposta na preservação da identidade musical da Região, transmitida pelos seus instrumentos tradicionais.
Para além disso, através deste apoio, a Junta será também parceira do evento de apresentação das músicas criadas e produzidas especificamente para a primeira viola d’arame elétrica do mundo.
Na ocasião, Pedro Araújo destacou "o valioso contributo da Associação Aura em prol da preservação da identidade, da história e da nossa memória coletiva, que têm uma influência decisiva nos nossos valores, costumes, gostos e comportamentos".
"Desde que tomamos posse, temos vindo a convidar a Associação Aura a candidatar-se aos nossos apoios, previstos no Regulamento de Apoio ao Associativismo, pois reconhecemos a elevada importância do seu trabalho em várias áreas", frisou o autarca.