Família em debate no Imaculado

17-MAI-2023

Família em debate no Imaculado

A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria promoveu, no final da tarde desta terça-feira, na sala de reuniões da sua sede, uma conferência subordinada ao tema "Autarquias Familiarmente Responsáveis".


Ricardo Vieira (Associação Portuguesa das Famílias Numerosas), Luísa Santos (Instituto Português de Mediação Familiar do Funchal) e Alexandra Caldeira (DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) foram os convidados.


Na abertura do evento, o presidente da Junta de Freguesia, Pedro Araújo, agradeceu aos convidados, e traçou como objetivo para a conferência "encontrar pistas e debater soluções para que o Imaculado reforce as suas políticas em prol da família".


Apesar de assumir que "a freguesia tem vindo a dar passos importantes no apoio à família", através da implementação do kit do bebé e das bolsas universitárias, entre outros programas sociais, Araújo ambiciona mais e quer "uma política integrada de apoio à família".


Ricardo Vieira foi o primeiro a intervir, começando por "felicitar a Junta de Freguesia pela organização desta conferência", bem como "pelo dinamismo que vem implementando, reconhecido por vários quadrantes da sociedade".


Sobre o tema em causa, abordou vários aspetos inerentes à situação atual das famílias, salientando a quebra da natalidade e a consequente diminuição demográfica, os problemas atuais ao nível da habitação, a importância da formação conjugal e parental, lamentando ainda a problemática da violência doméstica.


Já Luísa Santos abordou a sua perspetiva de família, recordando um estudo efetuado às famílias em 2021, através do qual foram elencados os principais fatores para o equilíbrio familiar, entre os quais se incluem um maior número de filhos.


A presidente do Instituto Português de Mediação Familiar do Funchal apontou três áreas de intervenção que considera essenciais para a família: a mediação, a terapia e a enfermagem, destacando que "a saúde física e emocional é a pedra angular da família".


Por fim, Alexandra Caldeira abordou a experiência da DECO no que concerne aos problemas das famílias, destacando "a importância de uma aposta na educação para o consumo e para a gestão financeira familiar".


Entre outros aspetos, a representante da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor defendeu "uma uniformização dos apoios sociais nas diversas autarquias e freguesias da Madeira de forma a salvaguardar a igualdade de direitos dos cidadãos".


Após as intervenções dos convidados, que durou cerca de sessenta minutos, seguiu-se um interessante momento de debate, com vários dos participantes a colocarem questões relacionadas com a problemática das famílias.


 A sala de reuniões da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria encheu para assistir a esta conferência, que faz parte do programa da Semana da Família, uma iniciativa da autarquia para enaltecer o papel fundamental da família na sociedade.


A Semana da Família começou na segunda-feira, com uma atividade na Escola Bartolomeu Perestrelo, e prossegue esta quarta-feira, com o evento "Judo em Família", organizado em parceria com o Grupo Desportivo da APEL e a Junta.


Um conto em família na Quinta dos Traquinas (quinta-feira), o jantar da família no CCD São José (sexta-feira) e a missa da família na Igreja Paroquial (sábado) completam este diversificado programa.

  • Partilhar