Imaculado vai ‘varrer os armários’

A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria vai promover a tradição do ‘varrer os armários’ na véspera de Santo Amaro, este sábado, dia 14 de janeiro, com um programa que se inicia às 17h30 e que terá a duração estimada de três horas!

Um grupo de músicos, cantores e populares, acompanhados por membros do executivo, vão percorrer a freguesia cantando as quadras próprias desta festividade tradicional que é festejada de forma entusiástica na Madeira.

A ‘romaria’ começa às 17h30 no Jardim de Santa Luzia, seguindo depois para a Rua da Cidade do Cabo às 18h00, onde o grupo passará nos cafés mais próximos, antes de rumar para o Snack Bar Vitória, no sítio da Penha de França, cuja chegada está prevista para as 18h30.

Esta festividade do ‘varrer dos armários’ prossegue no Bairro da Arcebispo Dom Aires às 19 horas, tendo como destino seguinte, às 19h30, o Cantinho do Petisco, no sítio do Livramento, para terminar no sítio das Lajes, no Bar Os Amigos, a partir das 20 horas!

Esta iniciativa da Junta de Freguesia, para além de preservar as tradições, visa contribuir para a dinamização do comércio local, ajudando também a estreitar os laços de boa vizinhança e convívio!

O “dia de varrer os armários” é uma tradição secular que encerra, na maioria dos sítios locais, os festejos de Natal, conservando a população a árvore e o presépio até este dia, quando são dados por findos os festejos de Natal.

Segundo a tradição, na véspera do Santo Amaro, cumpre-se o ritual de andar de porta em porta, cantando ao som dos instrumentos tradicionais, quadras alusivas a este Santo, munidos de uma vassoura, provando vinho, licores, doces, ou, mesmo, da fruta da lapinha.

A iniciativa conta com a participação de elementos do Grupo Folclórico Monte Verde, da Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, do acordeonista Ilídio Ferreira, para além de outros populares que se queiram juntar a esta comemoração tradicional.

37

You may also like