Empregabilidade e qualificação profissional debatidos no Imaculado

O grupo de trabalho da “empregabilidade e qualificação profissional” da Comissão Social do Imaculado Coração de Maria reuniu-se, na noite desta segunda-feira, na sede da Junta de Freguesia.

A reunião contou com a presença de cinco entidades, para além da Junta de Freguesia, que se fez representar pelo presidente Pedro Araújo, pela tesoureira Luciana Gonçalves e pela coordenadora técnica Teresa Patrício.

Associação Monte de Amigos, Pólo de Emprego da APEL, Associação de Familiares e Amigos do Doente Mental da Região Autónoma da Madeira, Grupo Desportivo da APEL e a Qualificar – Formação Profissional foram as entidades representadas.

Os presentes propuseram-se a debater soluções concretas capazes de facilitar a reinserção no mercado de trabalho dos desempregados locais, através de respostas de proximidade ligadas à empregabilidade e à qualificação profissional.

Uma das várias medidas debatidas foi a de integrar os desempregados da freguesia nalguns dos serviços da Junta e parceiros, nomeadamente na área do desporto, da ocupação de tempo livre, do voluntariado ou da formação profissional.

A ideia desta medida será combater a exclusão e o isolamento social, muitas vezes associado ao desemprego, que levam a que os desempregados reduzam, de forma significativa, a sua participação social, com efeitos nefastos nas suas motivações pessoais.

90

You may also like