Imaculado Coração de Maria celebra 67.º aniversário

Há 67 anos, precisamente numa terça-feira, dia 6 de dezembro de 1955, era criada no concelho do Funchal a freguesia do Imaculado Coração de Maria, através do decreto-lei 40 421, publicado no Diário do Governo, I Série – Número 266.

O decreto, da responsabilidade do Ministério do Interior, nomeadamente da Direção Geral de Administração Política e Civil, recorda o facto da “circunscrição a criar” já possuir “igreja e dois edifícios escolares”.

O mesmo documento considera “as vantagens que resultam de se fazer coincidir a freguesia civil com a respectiva paróquia religiosa”, justificando assim a criação de uma nova freguesia, constituída por territórios das freguesias do Monte e de Santa Luzia, ambas do Funchal.

Para assinalar esta efeméride, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria preparou um vasto programa comemorativo, que decorre entre os dias 4 e 11 de dezembro, com diversos eventos de cariz desportivo, recreativo e social.

As celebrações começaram domingo, com o XXVIII Circuito de Atletismo Imaculado Coração de Maria, e prosseguiram ontem, segunda-feira, com um open-day de ginástica, transferido para a Escola Bartolomeu Perestrelo devido às condições climatéricas.

Para hoje, terça-feira, estava previsto o partir do bolo de aniversário na zona mais central da freguesia, onde seriam cantados os parabéns e sopradas as velas, mas o agravamento do aviso de mau tempo para laranja fez com que esta iniciativa vá ocorrer durante a Noite de Fado, agendada para amanhã, quarta-feira, às 20h30, no Salão Paroquial, num dos pontos altos das celebrações!

Na quinta-feira, às 9 horas, realiza-se, na Igreja Paroquial, a já habitual missa solene da freguesia, também em honra da Imaculada Conceição, que será cantada pelo Grupo de Tocares e Cantares da Casa do Povo do Imaculado Coração de Maria.

Um torneio de dominó na Escola Bartolomeu Perestrelo, na 6.ª feira, às 15 horas, uma tarde de folclore no Bairro da Arcebispo Dom Aires, sábado, às 17 horas, e um torneio de andebol, no domingo, às 9 horas, completam este vasto programa!

116

You may also like