Imaculado associa-se à Alzheimer Portugal e lança programa psicoeducativo

No Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria informa que se vai associar à Associação Alzheimer Portugal, através da sua delegação regional, tornando-se membro efetivo daquela entidade.

Ao integrar a associação, a Junta assume-se como um aliado na promoção da qualidade de vida das pessoas com demência e seus cuidadores, desejo já expresso em Julho, aquando de uma reunião com dirigentes da delegação regional.

No âmbito desta intervenção, a Junta anuncia, nesta data simbólica, a realização de um programa psicoeducativo gratuito, destinado a cuidadores informais, principais e não principais, de pessoas com demência.

O programa será coordenado pelas psicólogas da delegação da Madeira da Alzheimer Portugal, Lucília Nóbrega e Helena Andrade, e inclui dez sessões de noventa minutos, a realizar às terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h30, a partir de 13 de outubro.

As sessões terão lugar nas instalações da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, sendo que as inscrições são limitadas a oito cuidadores, dada a necessidade dos grupos serem pequenos.

Depois de constituído o grupo de cuidadores, cujo número mínimo é de quatro, haverá uma entrevista com cada um dos cuidadores, que servirá de diagnóstico e de apoio à planificação dos temas.

O programa abordará temas vários da demência, desde a redução do risco, sinais de alerta, tipos, evolução, a prestação de cuidados, às questões legais associadas ao regime do maior acompanhado e ao estatuto do cuidador Informal e também ajudas sociais.

A comunicação na família e com a pessoa com demência, a sua estimulação, o treino de competências para lidar com a pessoa com demência, a promoção do bem-estar emocional e estratégias para envolver outros elementos da família são outras das temáticas.

Este programa psicoeducativo prevê ainda uma sessão extraordinária de follow-up, a realizar em janeiro, ou seja, cerca de dois meses depois da última sessão, que está aprazada para o dia 22 de novembro.

53

You may also like