Imaculado “regressou” de Viseu de coração cheio

As três dezenas de participantes na viagem promovida pela Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, entre os dias 1 e 6 de setembro, intitulada “A caminho de Viseu”, chegaram na noite desta terça-feira à Madeira.

Após seis dias muito preenchidos, e vividos de forma intensa, a comitiva chegou de coração cheio, com laços de amizade reforçados durante uma viagem repleta de história, cultura e também marcada pela boa gastronomia portuguesa.

A vontade de expandir a oferta sociocultural da Junta e de reforçar o acordo de geminação entre as freguesias do Imaculado e Viseu, datado de 1999, foram o mote para a organização desta excursão, que deixou todos os seus participantes maravilhados.

A cidade do Porto, onde o grupo passeou a pé, de autocarro e a bordo de uma embarcação que percorreu as seis pontes que ligam o Porto a Gaia, foi o ponto de partida para um percurso por algumas das mais belas cidades de Portugal.

Depois de pernoitar no Porto, o grupo partiu em direção a Guimarães, o berço da nação com um centro medieval lindíssimo, seguindo depois para Braga, cidade dos arcebispos, onde subiu ao Santuário do Bom Jesus de Braga, património mundial da Unesco.

O terceiro dia começou com uma paragem em Amarante, a “princesa” do rio Tâmega, percorrendo depois o Vale do Douro, até chegar a Lamego, e terminando com a chegada a Viseu, onde o grupo era aguardado pelo executivo da Junta de Freguesia local.

O quarto dia começou com uma visita à famosa Quinta da Taboadella, uma das mais impressionantes quintas do Dão, sendo a tarde inteiramente dedicada a Viseu, cidade-jardim de Portugal, terra de Viriato, repleta de história e de arte urbana.

No dia 5, o programa expandiu-se para o interior do distrito, com visitas a Santar Vila Jardim, à Casa da Ínsua e ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, terminando com um magnífico jantar oferecido pela Junta de Freguesia de Viseu na Quinta de Marzovelos, em Viseu.

A despedida de Viseu fez-se com uma visita à belíssima sede da Junta de Freguesia e ao secular Museu Grão Vasco, de onde o grupo partiu em direção ao Porto, fazendo uma paragem em Santa Maria da Feira, para observar o seu castelo, um dos mais bonitos de Portugal.

E assim terminou esta enriquecedora experiência, com agradecimentos a todos os que contribuíram para o seu sucesso, que deixou em todos os participantes a vontade de ver repetidas estas iniciativas por parte da Junta de Freguesia.

205

You may also like