Imaculado participou em evento online da EAPN Portugal

O presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, foi um dos oradores da iniciativa “Apoio Alimentar – Encontro de Experiências e Práticas de cartões/ vouchers “, promovido pela EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza / Portugal.

O encontro realizou-se esta quarta-feira, entre as 14h e as 17h, via plataforma eletrónica Zoom, e teve como objetivo a partilha e de informação, conhecimento e práticas, tendo em vista a elaboração de um guia de recomendações para futuras iniciativas neste âmbito.

Cruz Vermelha Portuguesa, Cáritas Portuguesa, Cáritas Diocesana de Setúbal e o Município de Cascais foram outras das entidades participantes nesta iniciativa, que abordou o apoio alimentar enquanto instrumento de combate à pobreza alimentar.

Lícinia Freitas, da EAPN Madeira, e Sandra Araújo, da EAPN Portugal, fizeram o enquadramento da iniciativa, seguindo-se as intervenções dos cinco oradores, que antecedeu um animado debate moderado por Paula Cruz, também da EAPN Portugal.

A Freguesia do Imaculado Coração de Maria, entidade que há mais de duas décadas aposta no apoio alimentar através do sistema de senhas, foi assim a única entidade da Madeira, bem como a única Junta de Freguesia a participar neste fórum.

Na ocasião, Pedro Araújo referiu que “o Imaculado Coração de Maria será das primeiras entidades no país a reconhecer as virtudes deste modelo, que tem vindo a ser melhorado ao longo do tempo”.

O presidente da freguesia explicou a operacionalização, indicou as condições de acesso e elencou as vantagens deste programa alimentar através de senhas, apontando ainda diversos desafios para a melhoria do mesmo.

Mesmo alocando mais de dez por cento do orçamento da Junta a este programa, referiu que o foco do seu executivo “está na autonomização, promovendo a participação, através de um trabalho de grande proximidade e em rede”.

A conclusão desta iniciativa, que foi acompanhada por mais de duas centenas de participantes, esteve a cargo de Ivone Florêncio, da EAPN Bragança, que agradeceu a todos e manifestou o desejo de um trabalho profícuo em prol da área social.

 

223