Funchal dá o exemplo na descentralização a favor das freguesias

A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria esteve representada pelos seus presidentes da Assembleia e da Junta, Marsilio Aguiar e Pedro Araújo, no XVIII Congresso Nacional da ANAFRE.

A reunião magna das freguesias de Portugal realizou-se este fim de semana, em Braga, mobilizando mais de um milhar de autarcas de todo o país, que não só elegeram os órgãos para o próximo mandato como apreciaram e votaram as linhas gerais de atuação.

Em jeito de balanço, o presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, fez questão de enaltecer “o exemplo dado pelo município do Funchal no que concerne ao processo de transferência de competências, um dos importantes temas deste congresso”. O autarca relembra que, no Funchal, “estão já a ser dados passos concretos nesta matéria, o que demonstra a visão descentralizadora da atual vereação do município”.

Pedro Araújo fez ainda questão de felicitar os madeirenses eleitos para os órgãos da ANAFRE, destacando entre eles o nome de Simplício Pestana, ex-presidente desta freguesia e atual presidente da Casa do Povo do Imaculado.

Já o presidente da Assembleia de Freguesia, Marsílio Aguiar, destacou o facto de todas as 54 freguesias da Madeira fazerem parte da ANAFRE, “um facto que foi, inclusive, referenciado por alguns dos intervenientes neste XVIII Congresso da ANAFRE e que nos deixou muito orgulhosos”.

Por outro lado, acrescentou ainda Marsílio Aguiar, “a participação neste congresso foi também enriquecedora pela partilha de soluções para dificuldades comuns entre freguesias, criando um espírito de interajuda para resolver problemas concretos das populações, mas também de lobby na defesa dos interesses comuns destes órgãos de poder local”.

388

You may also like