Projeto artístico ‘nasce’ na Quinta Deão

Vai nascer na Quinta Deão um projeto artístico, que pretende utilizar a matéria orgânica das árvores para a construção de uma peça de arte que se projeta através da estrutura do ringue ali existente e que começa já a ganhar forma.

Contribuir para a sensibilização comunitária acerca dos benefícios do coberto vegetal na retenção de água e consequente controlo da erosão do solo, ou no melhoramento da nutrição das plantas, é o objetivo deste projeto do artista Hélder Folgado, residente na nossa freguesia!

Hélder Folgado é mestre em escultura nas Belas-Artes do Porto e tem realizado vários projetos que exploram as interseções e os limites entre as diversas disciplinas artísticas segundo processos de mediação, transferência, simultaneidade e recursividade.

Esta intervenção artística enquadra-se num projecto colaborativo de arte e ecologia intitulado “as nossas árvores” que durante os próximos 6 anos (2022-2027), irá desenvolver, a partir de 24 árvores, diversos projetos criativos.

Trata-se de um esforço de valorização do património arbóreo madeirense, particularmente nas suas dimensões ecológicas e culturais, apoiado pela DRAC e da Câmara Municipal do Funchal.

O projeto artístico em curso na Quinta Deão, que conta com o apoio da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, integra a candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura.

A inauguração deverá ocorrer no dia 25, às 18 horas, sendo que, à peça de arte que está a ser edificada junto ao ringue da Quinta Deão, deverão associar-se outras iniciativas a ocorrer naquele espaço, que pretendem sensibilizar para a importância da preservação da biodiversidade.

292

You may also like