DREM vai realizar inquérito às despesas das famílias

Entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023, o Instituto Nacional de Estatística, através da Direção Regional de Estatística da Madeira, efetuará um inquérito às despesas das famílias. Com efeito, um conjunto de entrevistadores, devidamente credenciados e habilitados, contactarão diversos domicílios com o objetivo de entregar e recolher documentação, bem como de apoiar as famílias no processo de resposta ao mesmo.

Este inquérito às despesas das famílias permite aferir o nível e a estrutura da despesa monetária das mesmas, para além contribuir para o conhecimento das quantidades alimentares consumidas pelas pessoas. Desta forma, é possível determinar a distribuição do rendimento das famílias, bem como apurar alguns indicadores de pobreza e desigualdade, e ainda avaliar as condições de vida dos cidadãos.

O inquérito às despesas das famílias é feito desde a década de 60, repetindo-se periodicamente, nomeadamente a cada cinco anos, sendo que o último foi realizado entre março de 2015 e março de 2016. A todos os inquiridos, o Instituto Nacional de Estatística solicita a maior colaboração, garantindo naturalmente a confidencialidade dos dados, usados apenas para os fins estatísticos a que se destinam.

247

You may also like