Imaculado e Viseu reforçam geminação

O presidente da Junta do Imaculado Coração de Maria, Pedro Araújo, foi anfitrião de um jantar com o seu homólogo de Viseu, Diamantino Santos, cujas freguesias estão geminadas desde 1999. De referir que o autarca de Viseu está na Madeira por ocasião do Conselho Geral da ANAFRE, órgão do qual é presidente da Mesa, e que se realizou no passado sábado.

Simplício Pestana, signatário deste acordo de geminação pelo Imaculado à data e também membro do Conselho Geral da ANAFRE, esteve presente neste encontro, no qual foram recordadas as motivações e os propósitos deste acordo de geminação que perdura há 22 anos.

Foi a 21 de Setembro de 1999 que o Imaculado Coração de Maria e a então freguesia do Coração de Jesus, concelho de Viseu, firmaram um acordo para promover o intercâmbio social, cultural e desportivo entre ambas as entidades. Em 2012, por ocasião da revisão administrativa das freguesias, o Coração de Jesus integraria a União de Freguesias de Viseu, hoje apenas freguesia de Viseu, juntamente com Santa Maria e São José. O acordo perdura desde então, sendo que Diamantino Santos foi, por exemplo, convidado de honra na inauguração da atual sede da Junta de Freguesia do Imaculado.

No final do encontro, Pedro Araújo reconheceu “as virtudes desta geminação, que está perfeitamente consolidada, e que permite uma importante permuta de experiências e saberes nos mais diversos níveis”. Nesse sentido, referiu que “o desafio que nos é colocado é potenciar este acordo, de modo a que o mesmo possa beneficiar a população e as nossas diversas associações”.

92

You may also like