Imaculado assinala Dia Mundial da Diabetes

A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria vai assinalar o Dia Mundial da Diabetes com a realização de medições gratuitas da glicémia, no dia 14 de Novembro, domingo, às 9:30 horas, no adro da igreja do Imaculado Coração de Maria. A iniciativa conta com o importante apoio do grupo HPA – Saúde que, através dos seus profissionais, irá assumir a realização das referidas medições.

A medição da glicemia é feita através da colheita de uma gota de sangue cujo teor de glicose é depois medido por um aparelho próprio, sendo este procedimento fundamental para conhecer os valores de açúcar no sangue. Esta iniciativa pretende assim consciencializar e contribuir para a importância da prevenção e identificação precoce da doença, pelo que este rastreio é sobretudo indicado para pessoas que não tenham diagnosticado a doença.

A diabetes é uma doença metabólica crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar/glicose no sangue, relacionada com a falta ou mau funcionamento da insulina, o hormônio que transporta a glicose do sangue para as células. Com o tempo, os níveis elevados de glicose no sangue, conhecido como hiperglicemia, podem provocar danos em vários tecidos e órgãos do corpo, originando problemas limitadores e potencialmente fatais.

113

You may also like