Caro freguês, bem-vindo.

 

Começo por agradecer o seu interesse em procurar informação na nossa página, procuraremos dar o nosso melhor para que nela encontre a informação que necessita. Caso haja alguma informação ou utilidade que sinta que deveria fazer parte da nossa plataforma, convidamos-lhe a nos fazer chegar por contacto (telefónico ou por mensagem) pois procuraremos atender às suas necessidades.

Aproveito este espaço para lhe dar conta daquelas que são as nossas prioridades enquanto eleitos para exercer cargos políticos. Atualmente vivemos na nossa região e na nossa freguesia em particular, um período muito interessante e desafiante para a nossa democracia. Interessante pois a pluralidade partidária que exerce funções autárquicas hoje na região, permite enriquecer com novas ideias e novas formas de trabalhar o espetro político regional. Desafiante pois são novas as pessoas, muitas delas sem qualquer tipo de experiência passada neste setor da sociedade, fazem com que, exercer estas funções seja ainda mais exigente.

Tal como eu e muitos dos que pertencem à nossa equipa, somos homens e mulheres que entre as suas profissões disseram sim ao desafio de participar ativamente nesta causa pública. Também tal como eu, muitos de nós nunca havíamos tido qualquer participação ativa na execução de medidas para bem do nosso território. Este é, em minha opinião um momento que se quer de viragem permanente sobre como devemos encarar a política. Gosto de referir que a política é aquilo que nós, enquanto cidadãos a deixamos ser, cabe a todos nós, homens e mulheres, independentemente das nossas ideologias, procurar ter um papel ativo na sociedade e fazer com que se eleve, para os mais altos padrões de exigência, a nossa classe política.

Na nossa freguesia, o Imaculado Coração de Maria, temos procurado, dentro dos recursos que possuímos, proporcionar aos nossos fregueses um sentimento de pertença, o saber que cá estamos para os ajudar naquilo que consideram que a junta de freguesia pode colaborar.

São nossas prioridades a manutenção de uma freguesia limpa e cuidada e é por essa razão que temos diariamente colaboradores que trabalham com afinco para que consigamos corresponder às expetativas de todos aqueles que por cá passam.

Imediatamente após a entrada em funções em 2013, regulamentámos os programas de apoio aos mais desfavorecidos, temos programas sociais que servem para ajudar aqueles que menos têm, razão esta que nos leva a atribuir a mais de 60 famílias apoio alimentar mensal, que é feito de uma forma discreta onde cada família adquire os alimentos em superfícies comerciais da freguesia. Sentimos que esta forma, não só traz dignidade a quem é apoiado, como também permite um apoio indireto aos estabelecimentos do nosso território. Temos programas de apoio aos estudantes, desde materiais e livros escolares a apoio financeiro aos universitários da freguesia, e entre outros programas saliento o de recuperação e beneficiação de habitações de famílias carenciadas que tem permitido a algumas famílias recuperar habitações degradadas, muitas delas em grande estado de deterioração.

Acrescento também o trabalho ativo que temos feito para manter a freguesia dinâmica, mantendo algumas atividades semanais feitas por nós, como é exemplo as aulas de exercício físico, Pilates, Yoga e aulas de Informática. A promoção do voluntariado com o novo programa Voluntariedade, uma parceria entre a Freguesia do Imaculado Coração de Maria, a Associação Monte de Amigos e o Departamento Pastoral do Ensino Superior, mas também, o apoio direto que damos a instituições da freguesia que também elas promovem atividades diariamente em prol de todos nós.

Por fim e claramente não menos importante, procuramos ter um atendimento personalizado às necessidades de cada um, e exercemos as nossas funções no terreno para que haja um caráter de proximidade. Hoje verificamos uma mudança muito grande na forma como é feita a gestão da junta de freguesia e será esta a marca que procuraremos deixar. Acreditando que desta forma teremos contribuído para chegar àquelas que são as legítimas expectativas de todos nós.

Obrigado pelo tempo dispensado, subscrevo com os melhores cumprimentos.

Chancela do Presidente