A Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria iniciou um novo ciclo no dia 19 de Outubro de 2021, dia da tomada de posse do atual executivo, eleito na sequência das eleições autárquicas, que apostaram numa mudança de liderança da freguesia.

 

Neste novo ciclo, acreditamos que é possível melhorar a intervenção da Junta de Freguesia, contando para esse efeito com todos, desde os dedicados funcionários e colaboradores da Junta, aos nossos parceiros coletivos e aos cidadãos, de quem queremos estar próximos e envolver na procura das melhores soluções para a freguesia. É nosso desejo reforçar a prestação de um serviço público de proximidade e implementar todas as medidas programáticas que foram sufragadas por vós.

Estamos fortemente empenhados na realização de um trabalho que se diferencie positivamente, cumprindo a nossa função com rigor, transparência e proatividade, atributos imprescindíveis para  o sucesso desta missão de serviço em prol da freguesia e das pessoas. As nossas prioridades são a área social, a valorização do ambiente e dos espaços públicos, o desenvolvimento sociocultural da freguesia e a resolução dos problemas das acessibilidades e mobilidade.

A nível social, vamos lançar a Comissão Social, de forma a promover um trabalho conjunto entre todas as forças vivas da freguesia, em prol do seu desenvolvimento e do bem estar dos seus residentes. Como sabem, o nosso programa inclui também propostas ao nível do voluntariado, para apoio aos idosos, a favor da causa animal, e também de proteção às famílias e aos mais jovens, como é o caso do ‘kit do bebé do Imaculado’!

Relativamente ao espaço público, preconizamos uma freguesia limpa, cuidada, que adote práticas sustentáveis, com mais e melhor limpeza do espaço público e valorização das áreas verdes, implementando um conjunto de práticas e soluções que permitam ao Imaculado tornar-se numa ecofreguesia. Queremos também, em conjunto com a Câmara Municipal do Funchal, requalificar a Quinta Deão e resolver o problema do antigo Bairro da Penha de França!

No que concerne ao desenvolvimento sociocultural, vamos lançar a Universidade Sénior, o projeto “Imaculado Saudável” e criar a marca “Imaculado: o Coração da Cidade”, entre outras iniciativas que visam fortalecer a dinâmica associativa e social da freguesia. A criação de uma nova centralidade na freguesia, na zona que envolve a Junta, a Igreja e a Quinta do Poço, é também uma das nossas apostas!

Quanto à questão das acessibilidades e da mobilidade, temos vários problemas para resolver, desde a requalificação das redes de água, à necessidade de repavimentação de várias artérias da freguesia, à falta de acesso a transporte público no sítio das Lajes e à urgência de soluções para uma mobilidade mais inclusiva e adaptada à nossa realidade demográfica.

A concretização de todos estes desafios exigirá muito rigor, criatividade e dedicação, bem como a capacidade de trabalhar em equipa, em rede, contando naturalmente com o imprescindível e importante apoio da Câmara Municipal do Funchal! Temos um árduo trabalho pela frente a realizar durante quatro anos, já com várias soluções apresentadas e outras que certamente surgirão do diálogo permanente com a população e com as forças vivas da freguesia.

Por isso, o atendimento aos cidadãos merecerá mais tempo e atenção, facilitando e promovendo um serviço público de proximidade e de qualidade. Procurarei manter uma estreita relação com todos e para todos estarei disponível na sede, em visitas porta a porta, nas ruas da freguesia, através do telefone e ou dos canais digitais. Todos estes meios servirão para estarmos mais próximos sendo que, da parte do executivo, podem contar com toda a lealdade e dedicação no cumprimento desta nobre missão para a qual fomos escolhidos.

Um abraço com amizade,
Pedro Araújo

Presidente da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria