Sofia Camacho é assessora do executivo

Sofia Camacho será assessora não remunerada do executivo do Imaculado Coração de Maria, liderado por Pedro Araújo.

Recorde-se que Sofia Camacho viu-se impossibilitada de ser eleita para o executivo, conforme proposta do presidente eleito, Pedro Araújo, na sequência de um protesto apresentado pela Coligação Confiança na primeira reunião da Assembleia de Freguesia, que “utilizou” o artigo 79.º da lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, alterada pela lei nº 5-A/2002 de 11-01-2002, para impedir que a centrista entrasse na Assembleia em substituição de um elemento da mesma Coligação, mas do PSD, apesar da concordância entre os partidos.

Insatisfeito com esse desenlace, Pedro Araújo convidou Sofia Camacho para assessorar o Executivo, função que esta desempenhará sem qualquer remuneração.

“No âmbito do artigo 79.º da lei 169/99, de 18 de setembro, alterada pela lei nº 5-A/2002 de 11-01-2002, o legislador quis salvaguardar os interesses específicos dos partidos numa coligação; neste caso, ambos os partidos estavam totalmente de acordo com as substituições em causa, o que, em nossa opinião, sanaria qualquer vício. Todavia, uma vez que houve uma entidade terceira a se manifestar, e para evitar qualquer tentativa de impugnação, a lei foi cumprida à letra, sem prejuízo de encontrarmos uma solução para manter a Sofia Camacho na nossa estrutura de trabalho, conforme era nossa expressa intenção”, refere.

Em conclusão, Pedro Araújo mostra-se satisfeito, referindo que “encontramos, perante uma dificuldade que nos tentaram criar de forma gratuita, num legalismo exacerbado, com a clara intenção de prejudicar a ação de quem o povo escolheu para gerir a freguesia, uma excelente oportunidade para reforçar a nossa estrutura de trabalho, de modo a operarmos a mudança que a população sufragou para o Imaculado Coração de Maria”.

O executivo da Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria reúne pela primeira vez na tarde desta sexta-feira, sendo que ao presidente e aos quatro vogais eleitos, junta-se Sofia Camacho na qualidade de assessora.

203